Pesquisa Coletiva
A Pesquisa “Turismo e Cultura no Litoral do Estado do Paraná: identidade, representação e relações de pertencimento” esta se desenvolvendo a partir de uma parceria entre a Iniciação Científica (IC), coordenada pelo professor Marcos Luiz Filippim, o grupo PET LS e o tutor Marcelo Chemin, com o objetivo de analisar e discutir como ocorre a representação do turismo e qual a sua relação na construção da identidade, das relações de pertencimento e das manifestações culturais.
Metodologia
A partir da parceria estabelecida seguiu-se a leitura e analise do Projeto Guarda-Chuva, na sequência inicio-se uma revisão sobre a literatura pertinente, possibilitando a estruturação de um referencial teórico que foi fragmentado em caracterização da área de estudo, pertencimento, balnearização, construção civil e carrinheiros, onde cada grupo, formado por 2 ou 3 estudantes, se aprofundou teoricamente. Posterior a analise destes materiais foram elaborados roteiros de entrevistas, cada grupo elencou perguntas de acordo com sua temática e estas foram selecionadas e mescladas em um único pré roteiro com 39 questões.
O roteiro foi complementado depois do pré-teste, se estabelecendo com 42 questões que foram aplicadas em 10 entrevistas semi-estruturadas com construtores civis que fixaram em Matinhos a partir da década de 90.
O material coletado foi transcrito e subdividido em 5 eixos de analise, sendo estes: a) perfil e antecedentes; b) relação com o turista/turismo; c) relação com lugar/território; d) o cotidiano e vida na obra; e) a relação com outros atores sociais. Nesta fase da pesquisa pretende-se analisar e interpretar os resultados obtidos de acordo com o referencial pesquisado.
Resultados
Com a atividade se espera melhorias para os cursos, para a educação, para a sociedade, através do estímulo à formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica; a ampliação das oportunidades de produção de conhecimento regional no âmbito do Setor Litoral; a experiência de estudantes em pesquisas de caráter interdisciplinar, compartilhando e fazendo interagir conceitos e teorias de diferentes áreas do saber. Desta forma, publicações da pesquisa se tornaram um meio para a socialização dos resultados.
A pesquisa atingiu o tutor e os acadêmicos do PET, o orientador e acadêmico da IC assim como os entrevistados que atuam ou atuaram na construção civil em Matinhos, contabilizando 23 pessoas. Projeta-se compartilhar o conhecimento produzido com a sociedade acadêmica e civil.