Conecte-se a Universidade
Como ingressar no Ensino Superior
O acesso no Brasil, em geral, ocorre por meio de oferta de vagas para cada Curso pelo processo de Vestibular ou por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada), mas atenção eles dependem de processos que só ocorrem uma vez ao ano, assim não perca essas oportunidades.
Vestibular
O processo seletivo Vestibular ocorre por meio de provas objetivas (assinalar) de português, matemática, história, geografia, física, química, entre outras, para além de discursivas (redação) como a redação, aquela que todo mundo teme (aqui em off – todo mundo tem temor, então não tem por que se preocupar).
​
Para fazer o Vestibular é necessário inscrições antecipadas, abertas em curto espaço de tempo, geralmente um mês, assim não perca as datas. As provas também têm datas agendadas, você já fica sabendo antes mesmo da sua inscrição, e elas ocorrem geralmente em dois finais de semana, programados para que você possa ter a oportunidade de participar.
​
O Vestibular é um processo seletivo realizado pela instituição de educação que oferta as vagas de formação, como a nossa Universidade Federal do Paraná. Assim, saiba mais sobre as instituições de Educação Superior e/ou Profissional Tecnológica em sua cidade ou região. Para o Vestibular, além de escolher a Instituição no ato da inscrição, você precisa também indicar o curso pretendido.
​
Para fazer as inscrições é necessário pagar uma taxa, essa devido aos custos do processo, mas se o montante exigido não estiver ao seu alcance, você pode obter a Isenção.
SISU
O SISU, como seu nome traz, é um sistema e não um processo como o Vestibular para acessar a Educação Superior. Este sistema une diferentes instituições em diferentes municípios com diferentes cursos.
​
O acesso às vagas pelo SISU ocorre por meio do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Assim, para se inscrever no SISU, você precisa antes fazer o ENEM.
​
O ENEM, como você já deve ter ouvido falar, é um processo realizado por meio de exame de conhecimentos com questões objetivas (assinalar) e discursivas (redação) em áreas de conhecimento como no Vestibular. Por esse ser um processo você deve realizar a inscrição e os exames.
​
Conhecendo os resultados do seu desempenho no ENEM você se inscreve no SISU indicando os municípios, as instituições e os cursos pretendidos.
Fique atento!
As inscrições ocorrem em datas específicas.
Categorias de concorrência
São duas modalidades principais de vagas pelo Vestibular e SISU: de Cotas e de ampla concorrência.
​
As Vagas de Cotas equivalem a 50% das vagas do processo vestibular nas instituições públicas federais (Lei nº 12.711/2012). As Vagas de Cotas são destinadas aos alunos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública. Desse percentual, 25% são destinados a alunos cuja renda familiar per capita (por pessoa) seja inferior a 1,5 salários mínimos e 25% aos com renda familiar per capita acima de 1,5 salários mínimos. Para cada uma dessas categorias as Vagas são destinadas a pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, conforme percentual, no mínimo igual a proporção estabelecido pelo IBGE de cada Estado, onde está instalada a instituição.
​
As Vagas de Ampla Concorrência equivalem a 50% das vagas do processo vestibular nas instituições públicas federais, não havendo critérios de exigibilidade, exceto ter concluído o ensino médio, para a concorrência.
​
O quadro a seguir vai ajudar você a entender um pouco melhor:
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Os candidatos inscritos para concorrer às vagas reservadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas deverão apresentar-se diante de uma banca de validação